Como tirar a oleosidade do rosto

Neste artigo você vai saber como tirar a oleosidade do rosto.

Os cuidados com a pele são, de fato, muito importantes, pois não servem apenas para manter a oleosidade longe, mas também para fazer com que germes e bactérias fiquem longe dos poros. Por isso, é importante saber como cuidar de maneira adequada da higienização da epiderme, evitando possíveis infecções, bem como cravos e espinhas.

Há muitas perguntas acerca de como tirar a oleosidade do rosto, principalmente por ser uma área que está sempre exposto para que todos vejam e o excesso disso pode acabar por causar um constrangimento ainda maior para quem o possui. Dessa maneira, é necessário saber como controlar a oleosidade de maneira correta para evitar que ela volte em momentos inesperados.

Como tirar a oleosidade do rosto

Por que a pele fica oleosa?

Existem muitos motivos para que a sua pele fique oleosa, principalmente a do rosto. Muitas vezes pode ser causada por estresse, má alimentação (principalmente em uma dieta que inclui alimentos gordurosos) e o alto consumo de açúcar. Muitas pessoas acabam por deixar de lado os cuidados com a pele e, em um futuro bem próximo, as consequências irão surgir.

O que caracteriza uma pele oleosa?

É muito simples identificar uma pele oleosa, até porque os seus sinais ficam bastante aparentes, o que nos leva a retomar o assunto do constrangimento do afetado. Na maior parte dos casos, os poros ficam dilatados a um ponto de estarem aparentes, o brilho acaba por se tornar bastante excessivo e cravos e espinhas começam a surgir como se não houvesse amanhã.

O que causa uma pele oleosa?

Existem muitos hábitos que estão diretamente ligados com uma pele oleosa e eles podem estar presentes no dia a dia da maior parte da população. Atualmente, estamos sempre com muita pressa para realizar atividades ditas essenciais, então os cuidados com a saúde da pele acabam por ser deixados de lado e, muitas vezes, sequer são cogitados.

Uma das principais causas da pele oleosa é o uso inadequado de produtos, geralmente em casos em que o produto aplicado não é adaptado para o seu tipo de pele. Caso use produtos para pele seca, mesmo tendo uma pele oleosa, as consequências virão em formato de brilho excessivo e muitos cravos e espinhas que precisarão ser combatidos.

Lavar o rosto por muitas vezes também é um verdadeiro vilão para a pele oleosa. Esse efeito é denominado de “efeito rebote”, visto que está muito associado ao aumento da oleosidade da pele, que acaba por surgir no momento em que a camada da epiderme está desprotegida, produzindo uma maior quantidade de óleo. Por isso, produtos específicos para pele oleosa devem ser utilizados.

A má alimentação, como já mencionada, também é um agravante para a pele oleosa. Quando você se alimenta de maneira incorreta, além do seu intestino e estômago reclamarem, a pele também apresentar os reflexos desse descuido. Dessa maneira, é importante adotar um menu mais equilibrado, evitar o excesso de produtos industrializados e comer menos sal, açúcar e gordura.

Outro ponto muito importante da pele oleosa é que, ao tomar muito sol, o problema se agrava a níveis extraordinários. Além do estresse, as glândulas que produzem sebo acabam por ser ativadas de maneira mais incisiva nos dias de sol, fazendo com que a pele já oleosa fique ainda pior. Por isso, é válido lembrar que o uso de protetor solar não deve ser restrito apenas as idas à praia.

Por fim, também há a questão do desequilíbrio hormonal, que não causa apenas a oleosidade, mas também traz as consequências dela, como a acne. Na maior parte das vezes, essa falta de equilíbrio está diretamente ligada com as mulheres, principalmente em períodos como menstruação, gravidez e menopausa, causando picos de hormônios.

Afinal, como tirar a oleosidade do rosto?

Se você chegou até aqui apenas para saber como tirar a oleosidade da pele, então veio ao lugar certo. Embora pareça um sonho inalcançável, é possível se livrar do aspecto oleoso apenas seguindo alguns passos que não são difíceis e podem ser realizados com produtos de fácil acesso ou, até mesmo, aqueles que você já tem em casa e nem sabia.

1. Sabonete anti-oleosidade

O primeiro tópico pode até parecer um pouco óbvio, mas é muito corriqueiro vermos pessoas utilizarem o sabonete comum para lavar o rosto, o que acaba por piorar ainda mais a situação, visto que ele não é adequado para o seu tipo de pele. Por isso, o sabonete anti-oleosidade é uma verdadeira carta na manga para combater todos os sinais de uma pele oleosa.

Sabonete anti-oleosidade

É válido lembrar, também, para fins de informação, que o sabonete anti-oleosidade não pode ser utilizado por mais de 2 vezes ao dia.

2. Água fria

Outro erro muito comum que as pessoas cometem é o de lavar o rosto com água quente ou morna, mesmo que seja sob o chuveiro. Esse é um hábito prejudicial e que só vai aumentar ainda mais a quantidade de óleo sobre a pele. Com uma temperatura de água mais elevada, você vai acabar estimulando a produção da oleosidade, fazendo com que seus poros fiquem abertos.

Sempre utilize água fria para não esquecer de como tirar a oleosidade do rosto.

3. Argila verde

Argila verde

Muitas pessoas acabam por recomendar a argila como um componente que combate diretamente a oleosidade e isso é uma verdade! A argila, verde principalmente, apresenta inúmeras vantagens momentâneas e a longo prazo para quem tem pele oleosa. A argila verde é capaz de frear a produção das glândulas sebáceas e ainda manter seu rosto sequinho por horas.

4. Fixador de maquiagem

Esta é uma ótima dica para as pessoas que querem saber como tirar a oleosidade do rosto, muitas pessoas acabam por usar maquiagem diariamente, seja por necessidade ou apenas um apelo estético. Por isso, é importante que você tenha muito cuidado com os produtos que utiliza para finalizar a sua pele após se maquiar. Seja em pó ou spray, um bom fixador de maquiagem pode ser o seu aliado na hora de dar um fim à pele oleosa em momentos de necessidade.

Em poucas borrifadas ou pinceladas, a sua maquiagem vai ficar intacta por muito mais tempo e evitará a abertura dos poros.

Aprendeu como tirar a oleosidade do rosto?

Compartilhe o artigo nas redes sociais e comente abaixo o que achou de especial nele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *