Como fazer sabonetes artesanais

Atualmente, muitas pessoas acabam por se sustentar com o próprio trabalho e os sabonetes artesanais podem ser uma ótima saída para ter um dinheirinho extra ao fim do mês. Além disso, a sua formulação é fácil e não demanda muito tempo para que fiquem prontos, principalmente porque os resultados valem muito a pena.

Se você ficou curioso e quer saber como fazer sabonetes artesanais, então siga neste artigo!

Como fazer sabonetes artesanais

O que são os sabonetes artesanais?

Além de ser sinônimo de renda extra, os sabonetes artesanais apresentam muito mais vantagens do que os industrializados, um bom ponto para dar início às suas vendas. O controle de sua formulação está totalmente nas mãos de quem o produz, permitindo que os ingredientes adicionados sejam colocados na proporção desejada.

Diante desse fato, a sua pele pode ficar muito mais hidratada e bonita com a utilização de sabonetes artesanais, visto que há uma maior quantidade de glicerina, um componente que exerce papel fundamental no tratamento da pele, deixando-a com um aspecto mais saudável.

Também é importante não confundir o sabonete artesanal com o sabonete natural, pois são coisas bem diferentes. O sabonete artesanal usa a glicerina como base, sendo possível adicionar outros ingredientes em sua composição. Já o sabonete natural precisa ser iniciado do zero, com bem mais cuidado em todos os passos que virão.

Se você quer aprender a como fazer um sabonete artesanal, saiba que é muito mais barato e fácil de se fazer.

Quais são os itens necessários para fazer um sabonete artesanal?

Como já falamos anteriormente, a principal base do sabonete artesanal é a glicerina, então será necessário tê-la em sua casa ou setor de produção, antes de mais nada. Em seguida, você vai precisar de:

  • Cerca de 500 gramas de base glicerinada;
  • Óleos que sejam da sua preferência;
  • Extratos;
  • Essenciais;
  • Corante para cosméticos (este é um item opcional);
  • Forma de silicone;
  • Panela esmaltada para obter um melhor resultado;
  • Espátula de silicone.

Curso de sabonetes artesanais

Quais as funções do sabonete artesanal?

Uma das principais finalidades dos sabonetes artesanais é servir como lembrancinhas em batizados, aniversários ou chás de bebê e, por isso, muitas pessoas acabam querendo saber como fazer sabonetes artesanais. Diante disso, uma dica fundamental é escolher os extratos corretos que mais agradem a você.

Dependendo da ocasião, você pode escolher aromas mais suaves, que possam lembrar o cheirinho de um bebê ou, se preferir, o aroma pode estar relacionado a uma flor específica que você goste muito, bem como a um perfume mais natural que agrade ao olfato de grande parte dos convidados.

A magia dos sabonetes artesanais está em sua criação, onde você pode adicionar os seus próprios detalhes e ver o produto ganhar forma, seja na cor ou no formato que deseja. Por isso, é um trabalho que deve ser valorizado, principalmente pela arte que está por trás de todo um processo.

Os sabonetes artesanais também podem ser atribuídos com funções diferentes como, por exemplo, os adstringentes (para limpar a pele) e seu aroma de erva-doce, alecrim ou mel, os hidratantes (para hidratar a pele) com os aromas de castanhas ou amêndoas, e os esfoliantes (para trazer saúde à pele) com composição de coco, aveia ou argila.

Afinal, o que é a tão mencionada base de glicerina?

Você que, muito provavelmente, está começando na área agora e quer saber o que é a base de glicerina, mencionada nos ingredientes para fazer os sabonetes artesanais, terá uma resposta mais detalhada a respeito disso, além de compreender qual a importância desse elemento na constituição do seu sabonete.

A base glicerinada, como também é conhecida, tem origem vegetal ou animal. Nela, você encontrará óleos alcalinizados com soda ou hidróxido de sódio. Juntando todos esses elementos, é possível obter a glicerina, que surge como a base para fazer o sabonete.

Sua venda é feita em barra e, para que você possa utilizá-la e dar forma ao sabonete, é necessário derreter o material para poder colocar os outros ingredientes em sua mistura, assim trazendo o aroma e consistência desejados para finalizar o sabonete artesanal.

Como faço para derreter a glicerina?

Essa é uma das etapas mais importantes e precisa ser levada a sério para que todo o projeto não acabe desandando. Se você usar o microondas ou o tradicional banho maria, a massa não vai ficar uniforme e o sabonete não vai sair da maneira certa. Então, será necessário derreter a barra no fogão elétrico, onde será possível controlar sua temperatura com mais firmeza.

Para isso, será necessário cortar a glicerina em alguns cubos, colocar no fogão e misturar com uma espátula de silicone (ver tópico de ingredientes). Espere que essa mistura acabe por derreter completamente. Não permita que a glicerina ferva e, quando vir que derreteu, desligue o fogão imediatamente. Espere cinco minutos e adicione os ingredientes para começar a dar forma ao seu sabonete.

Como fazer sabonetes artesanais

Chegamos a parte mais aguardada deste artigo: como fazer sabonetes artificiais. Com os ingredientes já listados no topo deste artigo, está na hora de colocar as mãos na massa (ou melhor, na glicerina) e começar o trabalho!

  • Primeiro, corte a glicerina em cubos e os coloque na panela esmaltada;
  • Em seguida, deixe a base ficar líquida e adicione os componentes que ainda precisarão derreter;
  • Deixe que o material esfrie para seguir para a próxima etapa;
  • Adicione os essenciais e os extratos para dar aroma e cor ao seu sabonete;
  • Em seguida, misture tudo na panela até que fique totalmente uniforme;
  • Leve o seu sabonete artesanal a uma forma de silicone, levando-a para secar em um local seco e arejado, ignorando a possibilidade de levar ao freezer ou geladeira;
  • Assim que estiver sexo, desenforme e prepare o formato da maneira que desejar.

Curso de sabonetes artesanais

Lembre-se sempre que são os detalhes que fazem o seu produto ficar atrativo, desde o aroma até o formato. Então, sabendo disso, capriche em cada detalhe para atrair os futuros clientes e deixá-los satisfeitos com o seu trabalho. Ao saber como fazer sabonetes artesanais, você garante uma boa independência financeira e conseguirá pagar aquelas contas no fim do mês.

>> Clique aqui para acessar o site do melhor curso de sabonetes artesanais. <<

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *